Wednesday, August 22, 2007

Vianas

os meus tios Viana tinham uma colecção enorme de singles
relíquias autênticas da música, principalmente francesa, efeitos do fluxo migratório para o Paris de França. Entre eles o que mais me chamava a atenção era o Michel Sardout. Gosto do nome Sardout. Não faltavam igualmente os últimos êxitos do festival da canção a Mireille Mathieu, o do "good bye my love good bye", com aqueles vestidos gregos a cobrir-lhe as gorduras, enfim um rol de gente. Até um que a minha tia mais velha amava de paixão e que morreu na banheira com uma fuga de gás do cilindro. conhecia tudo. ou quase tudo.
Lembro-me de ver o Rod Stewart. os cabelos loiros, as botas compridas, as camisas abertas até ao umbigo e aquelas loiras todas à volta dele. Não sei o que fizeram a tanta coisa. Quando saíram da casa dos meus avós, além dos singles levaram também as medalhas ganhas em provas de atletismo, as recordações de Paris ( normalmente era a torre eiffel com um termóstato de mercúrio), e as fotografias dos meus avós em 2 cores.
E isto tudo a propósito dos Viana. Apelido com origens galegas e profusamente espalhado
pelo Alto -Minho. e é por essas e por outras que quando encontro alguém com o apelido Viana
começo logo a perguntar se é de Viana.
E a malta do Minho para falar é uma coisa, há sempre histórias...
Apesar de esta Viana pertencer a outros Vianas
( a minha mãe disse-me logo: ah! esses são outros)
é engraçado como encontramos logo afinidades
Numa conversa recente lá se falou de música e da minha necessidade de ter nas prateleiras
lá de casa as minhas referências musicais.
(Quem me conhece percebe que começo a ter algumas obssessões.)
E foi por aqui que, entre o Englishman in New York e a minha paixão pelo senhor da Grace Kelly, ela falou dos Camel.
Lembro-me do nome, mas sinceramente não encontrei
o meu ponto de referência. O You Tube não tem tudo...
mas lembro-me sempre dos Creedence ClearWater Revival
certamente os meus tios tinham isto lá em casa...
e esqueci-me de te contar que o meu vizinho da frente
oferecia Beatles à rua inteira
além do outro, o David, que tocava piano o dia inteiro
(a minha diz que a minha primeira palavra foi David)
em bem disse que gostava de histórias

1 comment:

ana c. said...

tens que compor a árvore genealógica da família e encaixares nela todas essas histórias. tu sabes contá-las.