Friday, October 13, 2006

Para Luís o sonhador

Continua a sonhar e a dar conta desses sonhos. Escreve-os.
Narra-os. Quem o lê sabe disso tudo. Da ternura e da raiva. Sempre presente nas palavras com que nos brinda nos seus pequenos livros.
Luís Sepúlveda. Chileno. Sul americano. Um cidadão de consciência mundial. Um homem que não se cala, que não teme e sonha.
“Sonho com um Chile tranquilo, algo simples”, diz, “gostava de voltar a encontrar a normalidade tranquila de viver no meu país e na América Latina”.
Enquanto isso não acontece vai-nos dando conta de todos os artificies que continuam a colocar Pinochet como um inválido, com seus derrames cerebrais. Continua à espera de quem lhe diga o paradeiro de seus companheiros e companheiras que desapareceram nos anos negros da ditadura. Continua à espera que Bush e todos os seus seguidores terminem com as estúpidas guerras.
Tudo isso será possível um dia? Sim Luís. Será. Tu acreditas que sim, mas este foi o tempo que te deram para viver. A ti e a mim.
E para além de tudo isto há as outras histórias. Aquelas cheias de ternura quando abraças os amigos espalhados no mundo. Com quem te sentas à mesa, seja de um lar ou de um bar. Todos nos tornámos teus amigos. Os que te conhecem e os que te lêem.

2 comments:

Pete said...

Têm-me dito que Luís Sepúlveda é um excelente escritor, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro dele mas logo que possa irei ler.

Beijinhos e boa semana.

Mary said...

Hello Pete!
Sou muito suspeita para falar dele, gosto de tudo o que ele escreve. "História de Amor num país em Guerra" é o meu favorito. Ele tem a rara capacidade de sintetizar o mundo que o rodeia. E é um sonhador... como alguém disse estes dias na Fnac, na apresentação do livro "O Poder dos Sonhos", conseguimos viajar e viver com ele as suas histórias. Lots os kisses and a fantastic week!